terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A última faixa de um bom disco

Fiquei sabendo que a Modern Sound fechou as suas portas. Para quem não teve o prazer de conhecê-la, estou falando de uma das mais belas e interessantes lojas de discos que eu visitei. Curiosamente, soube do triste fato por Ruy Castro, um dos maiores apreciadores de música que já encontrei.

Tive o prazer de conhecer o Ruy Castro profissionalmente e pessoalmente. Dentre
outras peculiaridad
es, ele me
en
sinou que farofa aquecida no micro-ondas é um sacrilégio. Mas voltemos ao tema...

Confesso que nunca fui um assíduo frequentador da Modern Sound, mas sempre tive uma simpatia imensa pelo seu grande e sofisticado salão. O clima de música, o som ambiente, os títulos variadíssimos e as senhoras de Copacabana tomando café no bistrô criavam um ambiente charmosíssimo. Ao pisar na loja, eu me sentia mais inteligente, mais culto, mais cool. Era como se a boa música entrasse por osmose no meu organismo. Bom, já era. Fechou. The end. Se bobear, vai virar uma Americanas Express ou uma igreja evangélica.

Com o fechamento da Modern Sound, Copacabana fica um pouquinho menos elegante. O bairro perde um tiquinho da sua graça. O público fica órfão e o último dos moicanos é a Tracks, na Gávea. Aliás, a Tracks ainda existe?

Como admirador da música em geral, sempre curti lojas de discos. Sem medo de ser chamado de antiquado (ou vintage), ainda procuro meus CDs ou LPs para ouvir minhas bandas favoritas. Então, imagina a minha surpresa (positiva) ao me mudar para Dublin e encontrar uma cacetada de lojas de discos. No centro da capital, há sebos, megastores, lojas especilizadas em vinis, raridades, discos caros, pechinchas... tudo! Longe do Rio, achei pequenos recantos de música e de fãs dos bons sons. Que nem há 44 anos, quando a Modern Sound foi fundada.

Parêntesis final: claro que uso e curto o mp3. Com o advento da banda larga, posso ter um álbum inteiro em menos de 2 minutos. Porém, sou obrigado a admitir que nunca me interessei em comp
rar um iPod. Acho que a música fica sem rosto, sem alma.

PS. É pau, é pedra, é o fim do caminho. No apagar das luzes, li esta matéria:

QUAL A MORAL DA HISTÓRIA,
HE-MAN?
Amiguinho, e lá vamos nós na sessão nostalgia. Sabe, às vezes, você
parece uma secretária aposentada que morre de saudade da velha máquina de escrever. Diz aí: você prefere uma máquina digital ou uma polaroide? Enfim, zoei para não perder o hábito, mas esse é um sinal dos tempos. Os seus amados discos estão restritos à pequenas seções dentro de lojas de departamentos. Fazer o quê? Pior seria se eles sumissem de vez. E olha que com o andar da carruagem da música por download, isso nem é um pensamento tão difícil de acontecer. Amiguinho, cuidado cuidado com escadarias escuras. Procure sempre acender a luz. Até a próxima!!!

5 comentários:

Thaís Alves disse...

Não acho que mp3 acaba com a era dos cd´s (ou vinis para os que ainda são amantes como eu), assim como não acho que os e-mails vieram para terminar com as cartas. É claro que diminuem o consumo, mas será que a grande maioria das pessoas prefere fazer apenas sexo virtual quando ao vivo é que realmente é gostoso? Ora, para uma mera necessidade fisiológica, serve. Assim é com os cds, com as cartas... Não há nada que substitua p prazer de ir a uma Modern Sound da vida e encontrar aquele cd raro que vc tanto procurou dos Ramones (nossa, só encontrava lá...rs), levar pra casa, abrir seu encarte com cheirinho de novo e colocar no seu som... A qualidade do som é diferente, assim como no vinil é um outro som... enfim... O fim da Modern Sound muito me entristece. É o fim de um tempo onde comprar um cd era um momento romântico, escolher, procurar, encontrar raridades... Bjs

Surfista disse...

THAIS, você joga no meu time. Concordo inteiramente contigo. Porém, uma moçada que é mais prática do que romântica, não liga muito para o bom disquinho prateado. Acho que o CD não vai acabar, mas pode se tornar o vinil: uma luxo dos amantes da música e ponto. Beijo!

Simone P. Cardoso disse...

Eu adooorava a Modern. Assim que cheguei no Rio e vi essa loja me encantei...Que triste...

Surfista, já morei em Dublin. è o máaaaaximo. Meu lugar farorito é Horth, lá venta muuuito. Amo esse pais, as pessoas são especiais, a cerveja única, fui na casa do Bono(amooo U2), aproveita ai e coloca umas fotos e conta mais sobre sua perspectiva.
Leitora curiosa né?

Beijocas,

Surfista disse...

SIMONE, Dublin é realmente uma cidade linda. Ainda não conheci Howth, mas já passei por Bundoran, Sligo, Bray e os famigerados Cliffs of Moher. País lindo. Quando você esteve por aqui?
Coloco poucas fotos porque sou tímido. ;)

Anônimo disse...

a modernidade trouxe muitos beneficios, mas trouxe tambem a era do pouco romantismo, é uma pena.. realmente.. timido hein?


minny