terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Casimiro revelado


Você já parou para pensar a quantidade de números que somos obrigados a decorar? Tem CPF, RG, conta bancária, telefone de casa, telefone do trabalho, celular, CEP. Peraí, celular é um caso a parte. Os números ficam cada vez maiores. Não vou ficar espantado se um simples telefone celular ganhar mais dígitos que um CNPJ daqui a alguns anos. E as senhas? Senha dos vários emails pessoais, do  computador de casa, do computador do trabalho, do tablet, do celular (de novo, o celular. Praga!), da loja virtual, do caixa eletrônico...

Cacete, é muita senha e muito número!

Para facilitar a vida, Casimiro usava senhas relacionadas ao seu respectivo ambiente. Por exemplo, a senha do email tinha algo a ver com internet. Os números do banco tinham alguma coisa a ver com as suas finanças. Até que tem lógica e agiliza a vida. É aí que começa a nossa breve história – verídica, diga-se de passagem.

Triiimmmm...

CASIMIRO: Alô.

NÚBIA: Casimiro, é a Núbia. Você pode falar?

CASIMIRO: Claro, chefa. O que vocâ manda?

NÚBIA: Você fechou aquela planilha com os orçamentos? Já me mandou por email?

CASIMIRO: Fechei, mas não te enviei. Fiquei de revisar depois do almoço, mas acho que está 100%.

NÚBIA: Maravilha. O arquivo está no seu computador ou na rede?

CASIMIRO: No meu computador.

NÚBIA: Então me passa a sua senha. Eu pego lá nas suas pastas.

Glup!

CASIMIRO: Não precisa. Já estou indo para o escritório. Me dá 10 minutos.

NÚBIA:  Termina o seu almoço. Passa a senha e eu resolvo rapidinho.

CASIMIRO: Já acabei. Chego aí em cinco minutos, chefa.

NÚBIA: É urgente. Me passa a senha, rapaz.

CASIMIRO: Tô saindo.

NÚBIA: Casimiro, a senha. Agora.

Nosso herói respirou fundo.

CASIMIRO: Nubiagostosa.

Silêncio.

NÚBIA: Hein? Como, Casimiro?

CASIMIRO: Tudo junto e sem acento.

Desligou.

QUAL A MORAL DA HISTÓRIA,
HE-MAN?
Amiguinho, usar palavras ou números conhecidos para facilitar a senha é uma prática comum. É até mais seguro agregar números no conjunto final. Usar palavras que declarem os seus desejos mais primitivos é um risco absurdamente desnecessário. E o pior é ser desmascarado e não pegar a chefa gostosa. Amiguinho, quando for à praia, fique atento à sinalização e às orientações dos salva-vidas. Até a próxima!!!




Um comentário:

Rui Santos disse...

Kkkkkkkkkkkk fala sério...

A propósito, Surfista: eu uso um gerenciador de senhas chamado LastPass...agora eu não preciso mais lembrar senha nenhuma na internet, só a senha mestre ;)

Abraço!