quarta-feira, 2 de julho de 2008

Pânico no shopping

Quer ver um homem tenso? Solte o coitado em um shopping e diz "compra uma roupa legal para uma garota. Não vale nada clássico". Peraí, como assim "legal"? O que é "clássico"? Para mim, legal é um camisa branca básica e um jeans. Clássico idem.

Danou-se!

Tirando os metrossexuais, os homens e a moda vigente são elementos quase incompatíveis. Ou você, leitora, acha que um galalau vai acompanhar o São Paulo Fashion Week para se antenar sobre as últimas tendências da coleção primavera-verão? É ruim, hein!

Aliás, um parêntesis: esse termo metrossexual é digno de nota. Originalmente, foi um adjetivo esquisitão criado para classificar as atitudes pomposas do David Beckham e outros marmanjos mais delicados com seus guarda-roupas. Dizem que não deprecia a macheza do indivíduo, mas ainda estou para ver um sujeito que vista essa camisa e fique tranquilão.

Parêntesis longo esse...

Voltando ao tema, homem dentro de uma loja feminina é um peixe fora d'água em 95% dos casos. Eu, por exemplo, sempre peço ajuda às universitárias. Quando preciso comprar presentes femininos (leia-se roupas), eu convido uma amiga que tenha o perfil da presenteada para um passeio entre vitrines. Como o shopping-center é quase um playground para a mulherada, sempre arrumo um apoio tático imediato. Mas, e quando há urgência e o suporte está indisponível?

Não é garantia absoluta, mas percebi alguns detalhes que são uma mão na roda. O primeiro é observar a loja. Quanto mais vendedoras gatas e clientes tchutchucas, melhor é a loja. Deve ter preço bom e produtos interessantes. Mulher sabe identificar uma liquidação com olhar clínico.

Já dentro do covil, o lance é conquistar a simpatia da vendedora. Não entenda que é para praticar sua técnica de galanteio com a infeliz. É preciso fazer com que a sua atendente sinta vontade de lhe ajudar. Claro que todas são forçadamente amistosas e querem lhe vender o vestido mais caro da loja, mas dá para descolar uma consultoria imediata. Como? Como? Humildade, efeito comparativo e elogios.

- Olha, estou procurando uma roupa para uma amiga, mas sou um desastre para escolher. Preciso de ajuda e acho que você tem bom gosto. Ah, ela é magra assim como você.

Abracadabra!

"Sou um desastre", "você tem bom gosto" e "magra como você". Três colocações mágicas e a vendedora só ficará contra você se não tiver um pingo de amor no coração.

Por mais alheio que você seja ao mundo fashion, é vital que seu bom senso esteja em alerta. Desconfie se a sua nova amiga vendedora quiser lhe empurrar uma blusa laranja-bergamota com bolotas verde-incandescentes. Pode ser a sensação em Milão, mas nada tão berrante sobrevive mais que dois meses. Uma peça dessas está condenada a virar pijama ou doação para a campanha do agasalho.

E tenha discernimento. Ter ficado bem na Ana Hickman não quer dizer que ficará bem na sua presenteada. Ainda mais que até uma camisa promocional com as inscrições "Totonho para Vereador" ficaria bem na Ana Hickman. A parada é não forçar a barra.

Quer saber? Se o bicho pegar, amigo macho desconhecedor do badalado mundo da moda, mude a estratégia e dê um elegante presente de uma sex-shop.


QUAL A MORAL DA HISTÓRIA,
HE-MAN?

Amiguinho Surfista, para quem se diz tão avesso ao universo da moda, você esteve bem à vontade nesse tema. "Sensação em Milão", "tendência primavera-verão", cores fora de contexto, metrossexualidade... hmmmmm, David Beckham está perdendo um novo coleguinha no seu clube. Bom, mas cada um com seu cada um. Saca só as palavras imortais de He-Man: moda é cíclica e não muda a vida de ninguém (exceto a da Gisele Bündchen). Vai, volta e vai de novo. Calça com boca de sino foi show de bola, virou brega e depois voltou a povoar as vitrines. Já o bom gosto dura para sempre. Comprar uma roupa é um exercício de sensibilidade e reconhecimento às características da sua amiga. Dependendo do caso, uma blusinha da C&A pode ter um efeito mais positivo que uma comprada numa grife. Amiguinho, tenha disciplina na hora de fazer a sua lição de casa. Nada de TV ligada ou coisinhas que tirem sua atenção. Até a próxima!

24 comentários:

Anônimo disse...

Ahh, surfista! Duvido que você fique perdido no mundo fashion feminino! Definitivamente o He-Man tem razão, você está quase adquirindo a carteirinha do clube do Beckham!!
E no mais, por mais que não se entenda nadaaa de moda, conhecer o gosto, o jeito, a personalidade da presenteada é gol na certa. Se a sua "nova amiga vendedora" tentar de empurrar "a última sensação de Milão", você saberá não cair na armadilha. ;)

Beijoss e saudações tricolores!!!

Anônimo disse...

Surfista, não sei se um presente de sex shop, por mais elegante que seja, substitui um outro que poderia ser uma roupa. Esse tipo de presente funciona mais ou menos como as flores, tem que saber a hora certa.

Agora, não se preocupe, vc não está sozinho neste barco, rs. Eu geralmente fujo de roupas quando tenho que presentear alguma amiga. Já fico na dúvida comprando roupas pra mim, imagina pra outra pessoa!

Anônimo disse...

Surfista concordo com o m&m, você ta amiguinho do Beckmam ;-). Cuidado ao sugerir o presente do sex-shop, a maioria dos homens não entendem a diferença entre o que seria ou não um presente elegante, é uma equação difícil demais.....
Ai eu adoro o He-Man, mas voltando as suas dicas, a da vendedora é ótima, vindo acompanhado de um sorriso e de um olhar penetrante (como sua amiga diz mesmo?) é tiro e queda, ela vai te ajudar e sentir-se a pessoa mais útil do mundo por ajudar um homem, meio sem jeito com a moda, a comprar um presente legal.
Bjs

Lívia disse...

Olha, a dica é simples: blusinha regata básica! Já virou tão bem vindo que várias lojas fazem kits com 3 blusinhas (uma de cada cor) e uma bolsinha, coisas assim. E caso ela não goste, depois troca! mas eu adoro essas blusinhas básicas, sempre servem, no meu caso que sou desleixada, pro dia-a-dia, mas até uma paty que se prese usa as suas, nem que seja na academia.

beijos!

Lívia disse...

Ah, e sobre os comentários anteriores: sex shop rules! haha!

Carla Beatriz disse...

Surfista,

Passe aqui e conheça os anos 70 e 80!

Beijos

Anônimo disse...

Olha, nesses casos homem PRECISA de uma companhia feminina... arrasta amiga, irmã, mãe... qquer uma, mas vá com uma mulher.
Não tem jeito... da última vez q um ex-namorado tentou me comprar um presente, o vendedor perguntou se eu usava scarpin e ele se ofendeu "ta louco, minha namorada não usa isso não". O vendedor achou estranho e mostrou o que era um scarpin... dai ele "ah, sapato! isso ela usa!".
Não tem jeito.
bjones

Pedro Favaro disse...

Nesse caso eu me jogo embaixo do primeiro caminhão.
Comprar roupa e eu realmente n rola!

Ruiva disse...

Olha, eu estava aqui pensando se você não seria dos últimos exemplares vivos da espécie "Machum Perfectum" e acabo de perceber que sim. Poucos homens conseguem a proesa de comprar um bom presente (roupa) pra uma mulher. Acertar o número, a modelagem e a cor ideal da sujeita é realmente digno de muitos beijinhos e afagos.

Beijos, menino.

Anônimo disse...

A melhor tirada foi a camiseta promocional de "totonho para vereador". :-D Morri de rir. Ana Hickman me deprime com a sua perfeição kkkk (para o He-man: inveja mata?).
Vou repassar suas dicas para os amigos mais chegados... afinal, posso sair lucrando. hehehe.
Bjs.

Anônimo disse...

Pois é cara...é uma pena mesmo que nem todo mundo nasceu pra vestir a camiseta do "Totonho para vereador". Já pensou que maravilha ia ser? Ia ser o fim das grifes e o renascimento das polainas, do tênis Conga azul e da camiseta "Collor para presidente". Gente feia custa caro!

www.balzacsemprozac.blogspot.com

Surfista disse...

M&M, He-Man tentou denegrir a minha imagem com essa calúnia. Não tenho vocação ou talento para firulas estéticas forçadas. No mais, concordo com sua colocação.

MARIA, exatamente! Se as mulheres já se enrolam na hora de presentear mulheres, o que dirão os homens? Por isso que eu prefiro dar DVDs.

CINTIA, se a vendedora simpatizar com a sua pessoa, pode acreditar que ela vai lhe mostrar alguma coisa realmente legal. He-Man agradece.

LÍVIA, sex-shop é um tipo de loja de brinquedos de adulto! Ah, a sugestão das blusinhas foi campeã.

CARLA BEATRIZ, sou fruto do final dos 70 com infância nos 80. Quer coisa melhor?

RANCORIZANDO, o que é um scarpin? Para mim, mero mortal, é um salto alto fechado com bico de matar barata no canto.

PEDRO, é de lascar, não?

DZINHA, Machum Perfectum??? Uau! Obrigado. Tenho a teoria, mas a prática são outros 500... roupa feminina envolve uma cacetada de variáveis e é muito complexo achar o ponto da maionese.

ISO9002, Ana Hickman concilia elegância e beleza no mesmo pacote. He-Man perdoa sua inveja, uma vez que é invejado por multidões.

CONTORCIONISTA, Totonho deve estar ganhando posições na corrida eleitoral depois desse texto. Menina, Conga azul? Só se rolar Ked's adolescentes e Kichute com cadarço amarrado na canela.

Anônimo disse...

O que eu invejo nos homens é a capacidade de ficar lindo e arrumado simplesmente de jeans e camiseta... Mas falando de presente pra mulher, roupa é a certeza da vitória. Se for uma peça preta então, que emagrece...soma pontos pra vc! rs...

Anônimo disse...

Estava pensando aqui: Acho que sou uma pessoa fácil de presentear. Uso tds os estilos de roupa, menos tchutchuca nervosa. Adoro ler, assistir filme e ganhar qq bobagem. Na verdade, tenho a teoria de que dar presentes para mulheres é bem mais fácil do que para homem. Vc pode estar em qq lugar da cidade que encontrará uma besteirinha q ela irá gostar. Já homem é complicado, pois existem três tipos de blusa para presentear. Calça ou bermuda, só se vc souber o tamanho da pessoa. Livro só se o cara gostar de ler e dvd se for cinéfilo.
Agora veja mulher: vc pode dar qq blusinha q acerta. Livros, cds e dvds se ela tiver um mínimo de massa encefálica gostará. Flores sempre funcionam, a menos que seja uma argentina grossa rs...
Material de papelaria fofinho tb faz sucesso. E por aí vai... São várias opções de presentes para mulher. Já homem...
Cuidado com os presentes da lista vermelha!
- Perfume - só deve ser dado se vc souber o perfume q ela gosta de usar, pq nda pior do que ganhar aquele perfume fedorento.
- Calcinha cueca e meia: Jamais dê de presente, a menos que vc ouça que ela(e) quer muuito e não terá tempo para comprar, pq isso não é presente.
- Sex shop: tenha intimidade suficiente para dar alguma coisa de lá, pq se vc recém conhece a pessoa, passará por uma situação estranha.
- Utensílios domésticos para a mãe ou mulher: Ela é mãe e faz tudo em casa, mas na hora de ganhar algo, ela vai querer ser presenteada como mulher e não como dona de casa.
Acho legal dar presentes neutros quando não conhece mt bem a pessoa. Uma blusinha preta, como disse alguém, sempre está em alta.
Difícil foi pensar em presentes para vc. Nd combinava 100% com vc! Sem contar q não poderia ser algo sem graça. No final, acho que a mulherada acertou. Só quero ver no aniversário do ano que vem rs...
Aliás, o q vc sugere para o Fábio? Ele é o próximo aniversariante. Tem que ser algo engraçado rs...
Bom fim de semana!
bjs

Anônimo disse...

Desculpa pessoal! Acho que me empolguei. Sorry

Cíntia disse...

Surfista querido, mandei email.
Notei que tem mais uma Cíntia por aqui.

Eu já passei pela situação inversa: um amigo meu me carregou a tiracolo pra saber se as roupas que ele compraria para ele mesmo fariam sucesso com a mulherada... Pode?

Beijos de Ctba ;)

Anônimo disse...

Acho q vc está certissímo. Se tem dúvida na hora h apela p um suporte, se não for possível, joga charme p uma vendedora q é gol na certa.
Mas na tentativa de entender o mundo fashion, por favor NÃO se transforme num METROSSEXUAL.Eu adimito q mesmo sendo muito desencanada, tenho preconceito sim.Homen vaidoso demais não rola meeesmo, já imaginou competição pelo espelho? E na hora de sair, as dúvidas c relação a q roupa usar?! Não, basta eu. E nessas horas só me aguento pq é o jeito.
Espero não ter lhe ferido, kkk.É só uma opinião.Bjinhos.

Surfista disse...

MARCIA, esse detalhe da cor que emagrece é muito controversa. Nunca a compreendi muito bem. Existe algum efeito científico que faz o preto uma cor diet?

ALFA, empolgue-se sempre que quiser. Divirta-se!

CÍNTIA, recebi seu e-mail. Pode deixar que ele será respondido. Não o fiz ainda porque ele merece toda a atenção do mundo e também porque minha internet anda um lixo.

ANDRÉA, você não me feriu. Eu concordo contigo. Marmanjo que fica disputando espelho com a namorada deixa qualquer um com a pulga atrás da orelha. Imagina a briga por cosméticos entre o David e a Victoria Beckham. Em vez de divisão de bens, eles devem ter um cláusual no contrato de casamento que determina divisão total de gels e cremes.

Anônimo disse...

Vou responder pela Márcia... Surfista, preto emagrecer é verdade sim. Sabe aqueles livrinhos de ilusões de ótica? Então... uma clássica é o quadradinho preto no centro da página que aparenta ser menor que o quadradinho branco do mesmo tamanho. E outra... se rola uma dobrinha na silhueta, o preto disfarça completamente pq vc não visualiza as sombras, hehehe. Sacou???
Besos.

Anônimo disse...

Corrigindo...rss Na verdade o preto não emagrece, mas faz aparentar ser mais magro(a).
Será que vc estava só fazendo piada e eu só saquei agora??? kkkkk

Surfista disse...

CARLA, não leve meus comentários tão a sério. Foi uma pequena sacaneada nos efeitos emagredecedores da cor preta.

Anônimo disse...

Pois é, a ficha demorou a cair kkkkkk... Mico!

Jackie, Jaque, Jaquinha disse...

Platinado, sinceramente, com a sensibilidade que me aflora a pele e os anos passados com meus caros amigos trogloditas, eu gosto mesmo é de homem que não entende nada de moda, no máximo compra um vestido negro translumbrante (pq negro é básico, clássico E sexy). Metrossexual, pra mim, é gay pra mais de metro!!!! :D

Anônimo disse...

Jaque,
Vc é da área de comunicação?
bjs,
Alfa