terça-feira, 7 de julho de 2009

A aldeia global do Papai Smurf #13

Enquanto o Surfista passa por um intenso writer's block, o camaradinha Papai Smurf assume o espaço. Aproveitando o clima de inverno, ideal para um bom DVDzinho, as dicas do dia são três filmes já disponíveis em home video: um musical recente, um suspense dos anos 90 e um clássico dos filmes de detetives dirigido por um diretorzaço. Saca só:

NA TELINHA: A história é mais uma entre tantas outras farinhas do mesmo saco: garoto sai de casa para encontrar o verdadeiro pai e se apaixona por menina loirinha. Percebeu quanta originalidade? O que diferencia este mela-cueca de tantos outros é um certo quarteto de Liverpool. "Across the Universe" narra a história romântica do britânico Jude e da ianque Lucy ao som de uma penca de canções dos Beatles. Muitos clássicos e alguns "lados-Bs" ganharam releituras muito interessantes, cantadas por um elenco praticamente anônimo. A fotografia, os clipes e o clima do final dos anos 60 (hippies, Vietnã, subversão, drogas e outros elementos da época) entram na dança e formam um filme muito divertido. Papai Smurf e a aldeia se amarraram na versão suave de "I Want to Hold Your Hand". Ficou curioso? Clica aqui e confira.

NA TELINHA: como pode um filme noir ser iluminado? Em "Chinatown", esse paradoxo é possível através de uma história sombria ambientada em uma Los Angeles sempre ensolarada. A trama remonta ao cinema americano dos anos 40, quando detetives durões e solitários investigavam casos complicados, enquanto comiam suas clientes e fumavam maços e maços de cigarros. Assim é o personagem de Jack Nicholson, que transita por uma sociedade nociva e repleta de segredos monstruosos. A conclusão do filme é pessimista, parcial, doentia e escura. Após duas horas de sol, Roman Polanski encerra sua viagem no mais puro breu.

NA TELINHA: E já que estamos falando de filmes noir, Papai Smurf relembra um dos poucos clássicos dos anos 90. Criativo, sufocante e estupidamente maligno, "Se7en" apresentou o ex-diretor de clipes David Fincher e o astro em ascensão Brad Pitt como talentos de sua geração. Venhamos e convenhamos, entre todos os bonitinhos com cara de porcelana, Pitt é o mais talentoso, mesmo com suas limitações. Voltando ao filme, "Se7en" reúne dois detetives (um veterano e um novato) na caça a um assassino em série que usa os sete pecados capitais como inspiração. Na habitual trama do "detetive-brilhante-contra-o-bandido-mais-brilhante-ainda", o roteiro de Andrew Kevin Walker guarda reviravoltas, sequências tensas e uma das conclusões mais chocantes do cinema policial. Smurfette ainda pula na poltrona sempre que revê a sequência da punição à preguiça.

PS. Em "Chinatown", o lendário John Huston é dono de uma das falas mais debochadas do cinema: "Claro que sou respeitável. Eu sou velho. Com o passar do tempo, até políticos, prédios feios e prostitutas ficam respeitáveis". Adoro!

Um comentário:

Pedro Favaro disse...

3 filmes FORA DE SÉRIE.
Mas Chinatown merecesse um além... filmão!