terça-feira, 4 de maio de 2010

Manual do acanhado

Eis um tema facinho de desenvolver, pois a carapuça serve na medida para este que vos escreve. Bom, hoje em dia já domei a timidez até um ponto saudável, mas houve um tempo em que ficar diante de uma mulher gerava uma cacetada de efeitos colaterais: pernas bambas, boca seca, gagueira, mãos trêmulas e por aí vai.

Mas, no fim das contas, não é que acabava agradando? Bibi tem razão quando menciona o charme dos tímidos. Só faço uma ressalva: tudo tem seu limite. Por mais que a impressão seja bacana, a mulherada também espera atitude dos moços – introvertidos ou descolados. Falo por experiência própria. Nessa hora, o sujeito deve dominar seus medos e receios e cair dentro. Claro que isso não acontece da noite para o dia, mas e daí? A graça fica justamente nas pequenas vitórias.

Para facilitar o processo, pesquisei aqui e ali (entre aventuras pessoais e papos com amigos e amigas) e me atrevo a formular os Dez Mandamentos do Tímido Engajado. Ei-los:

1. Não ficarás mudo - Meu caro, mostre sua voz. Mulheres gostam de falar, mas também cansam e é nessa hora que você entra.

2. Não falarás demais - Esta complementa a dica anterior. Fale, mas ouça em proporção dobrada. Mocinhas buscam caras atenciosos e isto quebra o seu galho perfeitamente.

3. Fugirás do rótulo de amigo – Se você quiser entrar numa de amiguinho, vai entrar pelo cano. O amiguinho não vai pegar a mulher que deseja.

4. Jamais farás tipo – Se a moça está te dando bola é porque gostou de ti, então não inventa moda sobre você mesmo. Seja autêntico ou você fará o tipo otário.

5. Assumirás tua timidez - Caso você tropece nas palavras, gagueje ou comece a suar frio, confessa a sua situação. Aposto que você somará pontos pela honestidade e ela achará um charme.

6. Evitarás movimentos bruscos - Meu caro acanhado, evite gesticular como um italiano. Você pode se empolgar e derrubar a taça de vinho no vestido novo dela ou acertar uma bordoada involuntária no nariz da pretendente. Aí sim, será a morte!

7. Não usarás cantadas velhas – O que funcionou com seu avô pode não funcionar com sua tchutchuca. Seja original e lembre-se do 4º Mandamento.

8. Mostrarás que tens pegada – Se mesmo diante da sua timidez, a mocinha resolveu te dar uns beijos, você precisa mostrar a que veio. Aperte a guria para que ela sinta que você tem punch. Mostre que você é acanhado, mas não é lerdo! Mas, vá com calma: pediu para parar, parou!

9. Exercitarás o olhar – Essa dica exige treinamento. Quando estiverem conversando, concentre-se nos olhos dela. Evite ficar olhando para o chão, para o teto ou para qualquer ponto que não seja as pupilas da guria (isso inclui o decote sensacional que ela está usando). Penetre-a com o olhar.

10. Terás sempre o pensamento positivo – A timidez é um dragão que é abatido aos poucos. Procure perceber os seus progressos e fique feliz com eles. Aos poucos, você se sentirá mais seguro e suas ações corresponderão aos avanços.

Ah, e nunca se esqueça das sábias palavras de Leoni: ""garotos como eu, sempre tão espertos, perto de uma mulher, são só garotos".

PS. Este texto foi originalmente publicado pelo Surfista Platinado no Caixa Preta em 2007. Como a coluna foi extinta, resolvi resgatar algumas ideias. Ah, neste período, Bibi (do blog Solteiras no Rio de Janeiro) foi minha companheira de textos. Hoje em dia, ela não está mais solteira e se dedica ao twitter com igual talento.

QUAL A MORAL DA HISTÓRIA,
HE-MAN? (INÉDITO)
Amiguinho, que bonitinho. Os bons filhos à casa tornam. Fico amarradão em reencontrar textos que ganharam o mundo (virtual) de volta ao seu berço. Vou te dar uma moral antes de revelar que desconfio de uma preguiça lazarenta em seu ser. Bom, comentar lista é fogo até mesmo para o ultracabeçudo He-Man, porque cada um tem a sua e sempre haverá alguém para questionar. É assim com a lista de convocados para a Copa, lista de compras, ranking das maiores torcidas do Brasil e por aí vai. Então, He-Man ficará enchendo liguiça até achar que pertubou o suficiente. Bom, já achei. Amiguinho, doar as roupas que você não usará mais demonstra muito altruísmo. Até a próxima!!!

12 comentários:

Mariah disse...

nunca fui do tipo tímida. aliás, o contrário e isso sempre me trouxe problemas também.
acho, meu caro amigo "tímido platinado" que deverias incluir um copinho de vinho "inofensivo e despretencioso" a sua lista...o remédio não falha contra a timidez. mas há de se ter cuidado com os excessos.

Rui Santos disse...

12 (já que o 11 é da Mariah). Ensinarás outros irmãos perdidos a se libertar das amarras da timidez. - Agora que leu os mandamentos anteriores, compartilhe-os com os frascos e comprimidos... =P

Luiz Mendes Junior disse...

Sabias palavras, meu caro. Gostei dos mandamentos, principalmente do 2 e do 3. "Amiguinho", não. rs

Abraços.

Vê Guimarães disse...

Incluindo mais uma coissinha, um prosequinho tb pode render um carinha bem mais solto. Outra coisa, vale elogiar, se lançar um sua boca é linda ouseus cabelos são cheiros (isso é só exemplo tosco, use a criatividade), nossa isso rende um montão de coisas boas... Mulher adora os tímidos rsrs

Estava Perdida no Mar disse...

Cara, nunca vi um post tão direto e tão bom sobre o tema. E vale muito pra mulheres tb. Se bem q eu acho q mulher tímida deve ser mil vezes pior do q homem tímido. Ainda bem q nunca sofri deste mal. Aliás, a parte da sinceridade, de dizer q ta nervoso e tals é a melhor.

Juliany Alencar disse...

Muito válidas essas dicas, hein Surfista! Porém, para mim, a mais importante de todas foi: "Mostre que você é acanhado, mas não é lerdo! Mas, vá com calma: pediu para parar, parou!". Nestas frases você resumiu tudo porque o cara pode até ficar receoso na abordagem, mas se a mulher der abertura, jamais pode ser lerdo!

Por falar em timidez, sou muito comunicativa, faço amizades com facilidade, gosto de paquerar e tals... Mas tem certos homens que simplesmente me desconsertam e eu odeio isso! Simplesmente eu travo com o cidadão. Ontem mesmo, um cara do meu trabalho, que está me cantando, sentou na minha frente na hora do almoço. O que aconteceu? Eu não consegui comer direito porque fiquei "incomodada" com o fato de o rapaz não devorar o prato dele, mas todos os meus movimentos.

Vai entender...

www.mulherzinhasim.blogspot.com

Aninha disse...

É verdade, tem homens que desconsertam...
O melhor é aquele olhar, pego no flagra, que é desviado para baixo, no contato, olhos nos olhos, com um meio sorriso no rosto...
Essa timidez...
Bj

Ingrid disse...

Lazarento? Achei q só falavam isso aqui no Paraná!

"O maior erro é a pressa antes do tempo e a lentidão ante à oportunidade."
Li essa frase em algum lugar e seu post me fez lembrar da mesma.
Quanto às dicas, minhas favoritas foram a 3 e a 8. Quanto às cantadinhas... "você é o ovo da minha marmita" com certeza não cola mais, se é que algum dia funcionou!

Surfista disse...

MARIAH, pensei nisso, mas muitos tímidos não bebem. Também fiquei receoso quanto aos efeitos colaterais do vinho. Mas concordo que um ou dos cálices ajudam a desinibir.

RUINALDINHO, valeu!!! Distribua as dicas aos amiguinhos que não conhecem o blog.

LUIZ, obrigado!

VÊ, boa! Elogios são sempre bem-vindos. O lance é a sinceridade. As mulheres gostam de ser bajuladas, mas sacam quando é conversa-mole.

(NÁUFRAGA) PERDIDA NO MAR, obrigado! Olha, acho que o sujeito tímido sofre mais. Digo por experiência própria. Pela cultura machista que temos, sempre cabe ao homem a iniciativa ou o comando da situação. É fogo!

MULHERZINHA, pois é, ser avaliada "quadro a quadro" enquanto come é de lascar. NOção de oportunidade não é uma dádiva que atinge a todos os homens, não?

INGRID, "lazarento" é uma palavra engraçada. Curiosamente, eu a ouvi várias vezes em bocas paranaenses, mas não sabia que era comum por aí. Ah, as cantadinhas manjadas (peão style mode on) são bizarras.

MARCOS, Esqueleto, bring it on!!!

Obrigado a todos pelos pitacos e visitas. O Ibope deste post me surpreendeu horrores.

Ruiva disse...

Como sempre, brilhante!

É, meus bebês são umas pestes em alguns momentos, mas sabem como derreter meu coração de pedra com a sinceridade que lhes é peculiar. rs

E como foi a primeira aula?? Me conte.

Beijão

Maria disse...

"mostrarás que tem pegada" - essa tá ótima!

espero que as aulas rendam boas histórias a este blog, hehehe

beijo!

Ruiva disse...

Ah, sempre dá um friozinho na barriga sim, mas é uma sensação ótima perceber que fazemos diferença na vida deles.
Olha, recentemente li um livrinho na faculdade que fala sobre essa dificuldade de escrever. O livro é "Minhas férias. Pula uma linha. Parágrafo". Vc lê em dez minutos e eh divertidinho. Vai te dar uma idéia da possível origem da dificuldade deles.
Te desejo sucesso nessa empreitada.
Beijão, querido.