quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

A tropa dos caboclos

Em idos tempos quando eu vestia calças curtas, sempre que eu perdia alguma coisa, logo vinha um adulto falando: "pede para São Longuinho". Como não tinha nada a perder, eu obedecia:

- São Longuinho, São Longuinho, me mostra onde está o dinheiro do lanche que eu lhe dou três pulinhos.

Alakazam! Não demorava muito e aparecia o item sumido. Para fazer justiça ao bom Longuinho, os três pulinhos eram imediatos. Hoje em dia sou eu que recomendo às pessoas com trecos perdidos que recorram a ele. Outro dia, fiquei grilado. Se São Longuinho acha, quem esconde?

- É o Caboclo Escondedor, meu filho - me revelou a Dona Gumercinda, passadeira quinzenal lá de casa. Negra como piche, cheia de vitalidade (apesar dos 70 anos nas costas), moradora de Caxias e lotada de histórias, Dona Gumercinda não deixa nada sem resposta. E depois de um rápido bate-papo sobre o tal Caboclo, descobri toda a gangue de pentelhos. Segundo a passadeira, eis a lista:

Caboclo Escondedor: Entidade que isola os seus pertences. Responsável por todos aqueles guarda-chuvas, canetas Bic, celulares e números de telefone que você já perdeu. Vive se engalfinhando com São Longuinho. Um esconde e outro acha.

Caboclo Esquecedor: Esse não dá sumiço em suas coisas, mas em suas lembranças passadas, presentes e futuras. Faz você não lembrar do aniversário da namorada, do jantar de ontem, do relatório a ser entregue, da festa surpresa, de ligar em datas importantes e outros eventos que passam despercebidos. Com o advento das agendas eletrônicas, o Esquecedor tem aporrinhado menos gente, mas ainda apronta das suas.

Caboclo Troca-Nome: Esse é o que eu mais odeio. Embaralha nomes na sua cabeça e faz você chamar a Deolinda de Joaquina. Pior ainda é quando faz a pessoa querida se embananar e te chamar pelo nome do ex - do ex dela, é claro. Muito atuante, o Troca-Nome mistura seus primos, seus novos colegas de trabalho, aquela princesinha que você acabou de conhecer e as visitas.

Caboclo Tira-Sono: Ih, cadê o soninho gostoso que estava aqui? Foi o Tira-Sono que levou. Arranca suas noites de descanso e seus belos sonhos, tornando as madrugadas em intermináveis pesadelos. Quanto mais importante for o seu compromisso no dia seguinte, maior será a chance desse miserável ter sucesso e levar o seu alívio pras cucuias.

Caboclo Bota-Sono: Irmão gêmeo do Tira-Sono, esse caboclo causa efeito totalmente contrário. Ele é o gerador de bocejos, olhos cansados e a vontade de dormir justamente quando você tem uma festança pela frente. Contra o Bota-Sono, bata na madeira e convoque São Red Bull com guaraná.

Caboclo Gastador: Esse pega a mulherada de jeito. Por intervenção do Gastador, você abre a carteira e vê mais dinheiro do que existe na realidade. O Gastador também faz você esquecer do limite do cartão, do tamanho do seu salário e do saldo da conta corrente. Certas pessoas, como eu, ficam mais suscetíveis à influência desse sacana quando tomam umas a mais. Já ouviu falar de gente que quando bebe fica rica? Agora você conhece o culpado.

Caboclo Gerico: Ah, esse é de lascar. Atua diretamente em comentários idiotas, idéias sem-noção, programas de índio e aquelas piadas constrangedoras que são soltas em rodas de amigos. O Gerico causa situações embaraçosas e saias justas diversas.



QUAL A MORAL DA HISTÓRIA,
HE-MAN?
Pois é, amiguinho, eis boas desculpas para todos os micos, datas esquecidas e pertences sumidos durante a sua vida. Estou certo que daqui para frente, você já tem a quem culpar. Pois tome vergonha nessa cara e não dê maus exemplos aos leitores. Saiba que é muito mais digno que você bote a culpa na birita. Amiguinho, tenha sempre um bom livro por perto. Ele pode ser um ótimo amigo. Até a próxima!

5 comentários:

Biessa disse...

Olha, eu conheço o Caboclo-Fudedor. Quando bate 'aquela' afliceta nas amigas, eu digo que foi o Caboclo fazendo trabalhos, sabe?

E eu tenho tb as pomba-giras. A do desapego geralmente vem no dia em que bate o caboclo arrumador...

Beijinho!

Bridget Jones disse...

Eu tenho medo! Como diria Regina Duarte!

Anônimo disse...

Eu tenho mais medo do Caboclo Tira-Sono...com o gastador já aprendi a conviver e me faz um bem danado!

Surfista disse...

BIBI, esse caboclo eu não conheço. Não tive essa sorte.
BRIDGET, Regina Duarte foi de lascar.
MARCIA, tanto o Tira-Sono quanto o Gastador causam estragos.

Unknown disse...

Aqui em casa é o gnomo q esconde as coisas.

Peço pro São longuinho e sempre funciona. Amém!