quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A aldeia global do Papai Smurf #10

Salve, salve! Papai Smurf está de volta com dicas de cinema, de ondas sonoras e de performances ao vivo, que estão por vir. Os shows que estão por vir valem à pena. Espero que você não tenha gastado mundos e fundos para ver a Madonna. Divirtam-se!





NA TELONA: Papai Smurf é macaco velho nas salas de cinema, mas não costuma ficar estarrecido com o que vê. Ao longo de suas aventuras na platéia escura, apenas dois filmes me causaram um desconforto. O primeiro foi "Dançando no Escuro", drama hardcore do Lars Von Trier com a Bjork no papel principal. O segundo petardo foi "Madrugada dos Mortos", terror absoluto dirigido pelo talentoso Zack Snyder. "Ensaio Sobre a Cegueira" conseguiu o feito de ser o terceiro elemento. Assim como os outros dois, "Ensaio" tem uma visão humanista (desumanista, melhor dizendo) e clima de pesadelo. A história sobre uma epidemia de cegueira que varre o mundo e poupa apenas uma mulher fica cada vez mais tensa e angustiante. A "cegueira branca" definida no filme vai conduzindo personagens ao fundo do poço. Danny Boyle tentou mostrar esse aspecto bárbaro do homem em "Extermínio" e "A Praia", mas não chegou nem perto. A solidão do legal "Eu Sou a Lenda" é alegoria perto do desespero imposto por Fernando Meirelles à excepcional Julianne Moore. Aliás, Julianne é um diamante. Eu já gostava dela em tempos de "Boogie Nights", mas ela se supera. No cast do filme, ainda estão Gael Garcia Bernal, Danny Glover, Mark Ruffalo, Alice Braga e um casal de japoneses que não sei o nome. O time globalizado, sob a batuta de um diretor brasileiro, em um filme baseado em um livro português dá o tom internacional à produção. E dá um orgulho danado ver um diretor latino mandando bem assim. Vá ver, mas não espere sair do cinema feliz e saltitante.

NO PALCO: Alegrai-vos, fãs do rock! R.E.M, Offspring e Maroon 5 (este, apenas no Rio) estão com shows agendados para terras brasileiras. Dias 4 e 6 de novembro, os californianos do Offspring estarão em Porto Alegre e Rio, respectivamente. O R.E.M. visitará os pampas, no dia 4, e a Cidade Maravilhosa, no dia 8. O Maroon 5 apresenta seu pop rock de FM em apenas um show nas terras cariocas, dia 7. Se você não esvaziou o cofrinho para ver a danada da Madonna, escolha um desses e aproveite. Se quiser uma dica, eu recomendo o trio liderado pelo Michael Stipe, que fez um show antológico no Rock in Rio 3.

NO RÁDIO: Não sei por que cargas d'água, fui ouvir rádio na noite de segunda-feira. Pois estava passando um programa esquisitíssimo chamado "Nômade". O DJ tinha um sotaque estranho e as músicas eram totalmente inusitadas. Durante minha trajetória, ouvi bandas da Espanha, da Índia, da Itália e até do Iraque. O tal DJ se chama Paco Pigalle. Claro que achei o tal programa muito legal. Vale uma visitinha ao site da Oi FM para mais informações: http://www.oifm.com.br/. Bons sons!



9 comentários:

Anônimo disse...

Eu vi o Ensaio sobre a Cegueira na estréia. Sinceramente, o livro é mt melhor. Ele consegue exprimir sensações que o filme não consegue passar. Ia dar um exemplo aqui, mas vai que os seus leitores não viram o filme. Melhor ficar quieta!

Eu queria muuuito ir ao show do REM. Vc vai? O do Rock in Rio 3 foi perfeito!!!

bjs,
Alfa

Anônimo disse...

Vc "sentiu desconforto" porque não leu o livro... é muito mais "real" (bem, não sei, leu?). Mas também achei o filme MUITO bom. É que o livro tem mais detalhes, que não caberiam no filme, fora o ritmo do Saramago, imposto pela quase ausência de parágrafos, que faz você não respirar. O cara é um gênio. Engraçado é que terminei o livro na boa, mas saí do cinema meio deprê.

Anônimo disse...

Ainda não li nem vi... Aliás, essa falta de tempo para imersões culturais as vezes me incomoda, mas isso aqui não é espaço para lamúrias. :)

O show do REM vai ser imperdível! Já garanti meu ingresso, depois 'bora marcar o chopp pré show

Anônimo disse...

Minha perna não parou de tremer durante a sessão de 'Ensaio...' filmaço, sem dúvidas, Julianne espetacular, Gael malvadamente lindo e o melhor final com certeza...

Lisa disse...

Dari, adorei o malvadamente lindo.

Juliany Alencar disse...

Queria ir ao show do R.E.M, mas, no momento, estou pobre.

E já que esse espaço aqui é para dar pitacos, sugiro para os que gostam de teatro "Minha mãe é uma peça". É bem engraçada!

Beijosss

Anônimo disse...

Maroon 5 vem à BH tb viu? Dia 7 de novembro!
bjo

Mia disse...

Eu fui ver Ensaio, sem saber do que se tratava. [Estou vendo minha monografia..] então tava meio, ou melhor, totalmente por fora do que estava rolando na telona.
Ou seja, fui crua.
E saí de lá pasma.
Com uma enorme vontade de ler o livro.

Anônimo disse...

Assisti ontem ao "Ensaio...". Gostei muito mesmo. Adoro filmes que nos fazem sair do cinema num clima reflexivo.
O livro também deve ser maravilhoso, não li ainda. Na minha opinião, não vale comparar livro e filme. É injusto. O livro tem todo o tempo do mundo. Cada um no seu quadrado. Hehe.
Bjs.