quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A Ilha Esmeralda


A primeira visão que tive da Irlanda foi da costa rochosa, que em nada parece com as nossas praias brasileiras. Logo depois, vi casas em arquitetura europeia, um cemitério com lápides reluzindo ao sol forte, longas rodovias e, antes de chegar ao aeroporto, as imensas planícies verdes. Antes de pousar, percebi porque o país também é chamado de Emerald Island (Ilha da Esmeralda).

Contrariando tudo que ouvi, o dia estava ensolarado. Fazia até um calorzinho discreto, que era logo afugentado pelo vento gelado. Isso correspondeu às histórias que me passaram. O sol era muito diferente.

Como o sol pode ser diferente, ora bolas?

O sol é forte, luminoso, explosivo. O pôr do sol que vi era de uma brancura imensa, como a cegueira descrita pelo Zé Saramago. E como tudo é plano, o sol preguiçosamente demora a sumir no horizonte. Antes da noite, passei por um pub tradicional, que esqueci o nome. Às 17h de uma terça-feira, os bares já estavam razoavelmente cheios e o povo enchia o pote como se fosse sábado. Tomei a minha primeira Guinness e foi a melhor cerveja que tomei na vida.

Senti que Dublin seria muito especial.

PS. Texto fora do meu estilo de escrever. É uma inspiração safada nas descrições do escritor irlandês James Joyce, autor de "Dublinenses".

QUAL A MORAL DA HISTÓRIA,
HE-MAN?

Amiguinho, chegou direitinho? Que beleza. A moral é: pega leve com as Guinness e boa sorte! He-Man está econômico hoje e sua sabedoria é muito objetiva. Amiguinho, cuidado ao cortar as unhas. Você pode arrancar um bife do seu dedo. Se precisar, peça ajuda a um adulto. Até a próxima!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Surfista Platinado e ...:
Precisamos urgentemente de um nome para a sua companheira de aventuras...
Tinha sol, porque a Irlanda estava dando boas vindas à você.
Tudo de bom! Tudo de ótimo!
Beijos
Aninha

Barbara Góes disse...

Como eu disse no Twitter, isso é apenas o começo.

Acho a Irlanda um lugar perfeito e ler suas histórias meio que vai me levar lá sempre que eu quiser.

Que bom que fez boa viagem!

=D

Maria disse...

cara, eu juro que, ao invés de "passei por um pub que esqueci o nome" eu li "passei por um pub E esqueci do nome".

imediatamente pensei: "danou-se!"

hahaha... surfista é safo!

e ainda bem que não esqueceu do blog =)