quarta-feira, 28 de maio de 2008

A última do papagaio

Certos dias eu acordava de mal comigo mesmo. Olhava para o cara no espelho e não sentia a menor compaixão.

- Trouxa.

Escovava os dentes e torcia para fazer as pazes logo.

- Mané.

Pô, como eu posso ficar me avacalhando assim?

Sei lá. Acho que acontece com todo mundo, pelo menos uma vez na vida. As pessoas normais, saudáveis e mentalmente equilibradas periodicamente se sentem um lixo (como bem descreveu a Ruiva Infinita em um dos seus inspirados textos). Enfim, nessas horas minha auto-estima seguia direto para a sarjeta.

Só que, sem querer, descobri um antídoto: a vizinha do prédio ao lado. Ah, tenho certeza que você já está imaginando a Juliana Paes vindo me pedir uma xícara de açúcar vestindo um baby-doll rosa transparente.

Quem dera...

Minha vizinha do prédio ao lado é uma senhora que nunca vi. Só ouço sua voz e deduzo sua idade avançada. O elemento que ela tem para levantar a moral é um papagaio galanteador. Em um desses dias de briga aberta comigo mesmo, eu desci e passei pelo edifício da tal moça.

Fiuuuu-fiuuuu!

Hein? Como assim?


Alguém fez "fiu-fiu" para a minha pessoa. Olhei para as varandas e não encontrei um sinal de movimento.

Fiuuuu-fiuuuu!

De novo. E não tinha ninguém na calçada. Era para mim mesmo.

Quem seria?

Procurei pelas varandas e não tinha viv'alma. Olhando atentamente, reparei uma gaiola imensa com o louro empoleirado no segundo andar.

E tome fiuuuu-fiuuuu!

Enquanto tanta gente ensina seus papagaios a falar palavrões ou cantar hinos de times, a minha misteriosa vizinha adestrou seu bicho como o maior levantador de moral do quarteirão.

Tornou-se terapêutico. Se estou me sentindo como o cocô do cavalo do bandido da novela mexicana de 1972, já sei o que fazer. Dou uma olhada e vejo se o bicho está de sentinela. Se tudo der certo, não tem mistério. Basta dar uma passadinha pela calçada e...

Fiuuuu-fiuuuu!

Tchau, moral baixa.

Recomendo a todos presentear seus vizinhos com um papagaio inteligente e treinado para galantear os transeuntes.


QUAL A MORAL DA HISTÓRIA,
HE-MAN?

Amiguinho, para que o papagaio sapeca da vizinha seja o principal elemento para alçar sua moral é que a coisa está feia. Mas, acho que pode ser adequado ao seu caso. Minhas companheiras de Etérnia dizem que para afugentar os dias de deprê basta passar de shortinho em frente a uma construção ou ir ao shopping experimentar roupas. Em questão de minutos elas se tornam gostosas e as vendedoras são só elogios. Acho que nem um nem outro funcionaria no seu caso. Fica com o papagaio mesmo. Amiguinho, saiba pedir desculpas quando estiver errado. A humildade é um sinal de caráter.

33 comentários:

Ruiva disse...

Então, querido Surfista, a sensação de ser a escória da Terra já diminuiu. Minha crise tem nome composto: TPM e Didi (que qualquer dia explico o que é). A primeira já passou, graças a Deus. E estou até terminando um textinho sobre isso.. Eu fico tãaaaaaaaaaao chata quando ela chega.. Medo de mim.
E você.... bem, sei que não adianta nos dizerem nada enquanto estamos surtando com ausência de auto-estima, mas, putz, não se deixe abater. Grave o papagaio lisonjeiro e ouça no Ipod o dia todo, se for o caso.
Mas se isso serviu para nos agraciar com mais um dos seus ótimos textos, então está valendo.

Beijos

Ruiva disse...

ah, só pra constar como informação (e pode apagar depois, se quiser).. acho que vou deixar a volta ao crime pra mais tarde... O bandido que estava se revoltando contra a chefe resolveu se reintegrar na quadrilha.. E acho que o próprio fim do meu "período de monstro" ajudou a chegarmos a um entendimento.
heheheheh

alguém entende uma mulher na tpm??

beijos de novo.

Anônimo disse...

Minha fase "sou um cocozinho de bactéria" acabou na 2f, qnd o professor da outra turma da pós veio com um papo super mole para cima de mim. Ai como é bom ouvir umas coisas bestas de vez em qnd. Isso levanta qualquer moral.

Vizinho papagaio? Não desejo para ng. Os meus vizinhos barulhentos tinham um papagaio que além de fazer fiu fiu, pedia para o dono calar a boca qnd ele estava passando dos limites. Acho q se mudaram, ainda bem!

Dzinha, eu dou choque qnd estou de TPM. Fico com o bico giagante e é melhor ng falar comigo. Será que existe uma pós pós TPM? Hj chorei tanto! Acho que preciso de umas férias de mim msm rsrs...

Anônimo disse...

Esse texto me lembrou uma fase da vida: durante mais de um ano foi construída uma igreja gigante ao lado da minha casa. E na época eu ia direto para o Rio, e não ia de carro. Saía cedão pra aula (que era punk, sempre), voltava, ia pro trabalho (forum, imagina), e quando ia chegando em casa, por volta das 16 horas, acabada, era uma chuva de fiu-fiu e outras baboseiras mais.

Não tem como não dizer: E VIVA A CONSTRUÇÃO CIVIL!

Anônimo disse...

Quando bate esse tipo de deprê, nós não temos nenhum fenômeno hormonal para colocar a culpa. E aí desde cedo aprendemos a não focar o problema e buscar logo a solução. Essa do papagaio é bastante interessante (o que eu tinha só xingava, mesmo).

Mas pra mim a melhor saída é a endorfina. Um bom treino na Lagoa ou uma boa corrida, e esse tipo de deprê se vai aos poucos. Sem contar os benefícios indiretos (ou seja, os 'fiufius' legítimos :D)

Cíntia disse...

Doug,
minha tia também era dona de um papagaio serelepe e galanteador. Acho que meu primo ensinou essa técnica pra ele. Mas como moram em cidade pequena, às vezes pegava mal e sobrava pra minha pobre tia ouvir reclamações da suposta "safadeza" de algum dos filhos...

Mas você, auto-estima baixa? não imagino um surfista platinado assim. Pelo menos escreve textos legais que alegram qualquer um (então, lembre-se disso, você é tremendamente importante!)

um beijo de longe
;)

Anônimo disse...

Dudu,
Vc falou um detalhe importante.
Eu ando fugida da academia. Tenho q voltar. Ficar sem fazer exercício faz mt mal.

Anônimo disse...

Dudu,
Vc falou um detalhe importante.
Eu ando fugida da academia. Tenho q voltar. Ficar sem fazer exercício faz mt mal.

Surfista disse...

O Surfista Platinado sente-se privilegiado por ser vizinho do papagaio lascivo. Faz bem pro ego que é uma beleza!

DZINHA, se não tens um papagaio, siga as palavras sábias de He-Man e passa em frente a uma obra. Você será mais gostosa que a Angelina Jolie. E sobre sua regeneração, não estou surpreso. Mocinhas como você não ficam dando sopa no mercado durante muito tempo.

ALFA, então seu professor veio de nhenhenhem para o seu lado? Que malandrão!

MARIA, e olha que era um igreja. Imagina se fosse algo mais profano.

DUDU, andas sumido, rapaz! Os fius-fius originais são infinitamente melhores, porém mais difíceis de descolar. A mulherada ainda não venceu esse tabu completamente - a meu ver.

CÍNTIA, as palavras que me sobram para escrever essas bobagens faltam para descrever o quanto você é gentil.

ALFA, já pra academia. Vai com a She-Ra!!!

Anônimo disse...

Surfista,
O cara não é o meu professor, mas veio de nhe nhe nhem, sim, e eu bem que gostei. Essas coisas levantam a auto estima qq mulher rsrs...
Quanto a academia, a A.L. está me cobrando tb, mas ando com várias desculpas na língua para não ir.
Qnd vais visitar o meu blog? ahah
bjs,
Alfa

Mia disse...

oie.. é a primeira vez que leio seu blog e amei!! Vc me lembra um amigo meu.. se puder passa lah no meu blog!
bjuus

Anônimo disse...

Isso é verdade... E quanto ao sumiço, é por tempo limitado. E por causa do tempo limitado (só 24 horas para dormir, trabalhar, remar e fazer cursos) que todo o resto está sendo penalizado. Bem, quase todo... :)

Anônimo disse...

É verdade, para curar dias de bad hair day, nada melhor do que uma construção repleta de homens com tendência a deixar clara a opinião em relação ao seu corpo.
\o/

Anônimo disse...

Dudu,
Estamos na mesma situação!
Pq o dia só tem 24h?

bjs,
Alfa

Mia disse...

pois eh.. eu to aprendendo isso..
não sou superexperiente nisso ainda..
depois se quiser me passa o seu msn..
bjus

Anônimo disse...

Surfista,

Agora liberei geral (os comentários) rsrsrs....

bjs

Ruiva disse...

"Mocinhas como você"? E que tipo de mocinha eu sou??????? Não se engane, meu querido Surfista.. O Lado Negro da Força me atrai muito. heheheheh
E a minha regeneração, neste caso, está vinculada ao bom comportamento do meliante.

Anônimo disse...

Putz a situação tava preta... Pra um papagaio levantar sua moral... kkkkk

Unknown disse...

Cara, esse papagaio tá mais para flamingo rosa... Sei não... Acho que teria esse galenteio como coisa bizarra.

Abs!

Anônimo disse...

Muito legal seu post...
aliás o blog inteiro... As dicas do HE-MAN no finalzinho de cada comentário dele são muito produtivas!
Li todas, e já estou me sentindo uma pessoa melhor!Rs

visitarei aqui mais vezes...

se quiser pode passar no meu blog tbm... ainda é bem 'amador', mas vale!Rsrs

Bj

Anônimo disse...

Esse blog tá bombando. Acho que já posso certificá-lo.

Mia disse...

opa! Eu começei a ler os posts mais antigos, e me divirto muuuito! Além de estar recomendando sempre pras minhas amigas!! vc escreve muito bem!!
continue me visitando lah!! será sempre muuuito bem vindo!
bjus pra vc e pro He-man!!

Surfista disse...

ALFA, está se divertindo com o brinquedo novo, hein?

MICAH, já lhe visitei. Raramente uso msn. Não sobra muito tempo, mas mande e-mails. Eu prometo te responder.

DUDU, entendo o seu drama.

RANCORIZANDO, pois é, pena que não existe um equivalente para o sexo masculino... só o papagaio da minha vizinha.

DZINHA, não se faça de menina má. Sinto a sua doce candura à distância. Você pode até ter momentos de Darth Vader, mas esse traje preto não parece te pertencer.

FELIPENOVE, fala, rapaz! Vale tudo para sair da deprê.

VULGO, é uma questão de ponto de vista.

DARI, obrigado pela visita! Pode deixar que eu vou dar uma passadinha do seu espaço.

ISO9002, impressionante, não?


Ah, He-man também agradece os comentários carinhosos.

Dani Amorim disse...

Qdo estou me sentindo nada-depois-de-ninguém:

*Saio, geralmente sozinha, e vou comer algo que gosto muito. É fácil que eu me perca no sushi.

*Se tiver algum troquinho mais legal, uma blusinha ou sandalinha tem um efeito interessante.

*Boto o tênis e vou correr. E me dou conta que moro poucos minutos a pé do morro do careca e do calçadão de ponta negra.

*Vou a um concerto. E saio pra tomar uma com o pessoal da orquestra depois;D

*Se for fds do forro da lua, bingo! Musica de qualidade e garantia de dançar até pingar de suor.

*Corto o cabelo. Além do efeito natural embelezatório-power-plus que a mao do cabeleireiro consegue trazer ao nosso ser (nem q seja até a proxima chuveirada), o meu cabeleireiro tem uma capacidade incrivel de ser geralmente mais infame que eu, entao me sinto qse com a inocencia restaurada. Ja aconteceu de estar fazendo hora no bairro onde ele tem salao e eu parar la so p tomar um cafezinho e rir. Tb aconteceu de chegar la com a cara inchada de tanto chorar (de oculos escuro, tal qual atriz global de ressaca), rir, rir, e ouvir de uma outra cliente: "Nossa, adorei te conhecer, vc eh SUPER PRA CIMA!" hahahaha

(as vezes nada disso adianta. Ai e sento e espero passar)

Dani Amorim disse...

AHHHHH, LEMBREI DE UMA OTIMA!!!

Nem sempre a construcao civil infla os egos.
Belo dia, uma amiga da minha irma chega la em casa meio sem graça, era nossa vizinha. Ai ela relata o fatidico acontecimento:
estava andando numa rua perto de la, passou por uma construcao.
-Fiu fiuuuuuuuuuu, fiu fiuuuuuuu, princesinhaaaaaa (urrrgh!), la vem a princesinhaaaa

Ela baixa a cabeça, olha pros livros e segue rumo ao infinito. Os fiu fiuss continuam e ela nao olha. Ai qdo ela passa deles um solta:

-Vixe, tambem,sem bunda, quero nao!

ahUAHuahUHAUhuHAUhauHAUhauHAUhauHAHUauHAUhauHUAH

DEPRESSAO TOTALLLLLLLLL!!!!!!

Mia disse...

nas horas de baixa estima eu sempre recorro a um 'massageador de ego' como diz minha amiga.. eles são ótimos! estão sempre lá, dispostos a nos lembrar sobre o quanto somos legais e tals.. rsrs

Anônimo disse...

Não sabia que os heróis tb se sentem o pior dos piores de vez em qdo... Comigo, não há papagaio que dê jeito qdo acordo e dou de cara com as rugas no espelho (sim, eu tenho rugas de expressão), e com o cabelo péssimo. A melhor coisa pra melhorar o astral é uma roupa novíssima, de prerência um vestidinho preto, daqueles que emagrecem...
Menino, faz tempo que não comentava aqui, só tenho entrado, lido e saído rapidinho...Os comentários estão bombando, né?
Beijos.

Anônimo disse...

Surfista,
Márcia é aquela nossa amiga?

Márcia,
Tem dias que a melhor coisa a fazer é ignorar o despertador.

Mia,
Me empresta o seu massageador de ego? rsrs....

Dani,
Adorei as suas dicas! Tb sou fã de comida japonesa, mas ainda não gosto de correr rs... Aliás, estou pensando em cortar o meu cabelo. Vc tem alguma idéia de corte? ahaha

Dani Amorim disse...

Alfa, como nao sei como eh seu cabelo para dar um pitaco, faz assim:
vai no seu cabeleireiro de confiança, senta na cadeira e faz: "fofo, o q vc quer fazer?"

Eu e Marquito temos uma conexao tao intergalatica pra cortes, que eh assim: geralmente ele mantinha o corte sem tirar tamanho, pq ele diz q mulher tem q ter cabelo p jogar p la e pra ca. Da ultima vez q fui la (a tal vez depressiva) eu estava pensando no caminho em mudar o cabelo um bocado. Qdo sentei na cadeira, ele: Dani, vamos cortar na altura dos ombros e fazer isso isso e aquilo?
Parecia q tinha ouvido meu pensamento. Mas isso tem q ser com um que te conhece, e tb nao pode ser teimosa de querer um corte q nao combina com seu tipo de cabelo, néum? Se nao vira escova de pomadas, secadores e demais meios artificiadores capilar
hahahahah

Anônimo disse...

Dani,

Tenho o cabelo liso escorrido, com pouco volume, um pouco abaixo do ombro. Já tive cabelão, já usei channel e por aí vai. Corte para mim tem que ser lavou e saiu. Nd de passar secador, pomadas, cremes ou sei lá o que. Não tenho a menor paciência.
Vc conhece algum cabelereiro 24h? rs... O meu não é :(

Em breve farei uma visita no seu blog.

bjs,
Alfa

Surfista disse...

MARCIA, o espaço de comentários do Surfista Platinado se tornou um animado encontro sobre trivialidades femininas. Incrível, não?

ALFA, não é a mesma pessoa. Nem só os meus amigos prestigiam o meu blog, tá?

Beijos!

Dani Amorim disse...

Surfista, estamos tendo nosso "momento mulézinha", tem pobRema nao ne?

Alias, há maravilhas cosmeticas p o publico masculino! (isso deveria ser conselho do he-man) hahahaa

Alfa, VC PODE FAZER O QUE QUISERRRRRRRR!!! Sou fã dos repicados, pode ser que de ate um bom volume ao seu cabelo. Um bom corte facilita mto a vida da gente. O meu eh assim, lavou-saiu;D

Surfista disse...

MIA, empresta o seu massageador de ego para a Alfa.