segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Deixa minha barba em paz

Um dito popular bem surrado diz que "se barba fosse sinal de respeito, bode não teria chifres". Concordo, em parte. Barba é estilo, mas não dá status nenhum. Até concordo que serve como referência pejorativa. No auge de sua histeria, Heloísa Helena chamava o Presidente Lula de sapo barbudo. Cadê o tal do respeito com os pêlos faciais do sujeito?

Nunca ousei adotar o visual Los Hermanos porque não tenho uma relva facial uniforme. Minha barba tem mais buracos que a defesa da seleção do Congo, mas, particularmente, gosto quando está na fase "por fazer". Uma ex-namorada reclamava quando ela estava nesse estágio de crescimento.

- Você não vai fazer a barba, não? – ela perguntava. Aliás, isso não era pergunta. Já era uma intimação a sacar o Mach 3 e fazer a terraplanagem no rosto.

Eu, bobão, ainda tentava argumentar.

- Você não acha que fica charmoso?

- As outras menininhas podem até achar, mas eu não. Além do mais, isso pinica.

- Depois eu faço.

- Tudo bem. Enquanto você não fizer a barba, eu também não faço.

Monga, a Mulher Gorila dá calafrios!

Com o argumento Claudia Ohana, nada mais justo que o fim de discussão.

O que me deixava chateado era que barba-por-fazer sempre foi um desejo dos tempos de garoto. Quando minha carinha era mais lisa que porcelana, eu olhava o Mickey Rourke nos tempos de "Orquídea Selvagem" e me remoia de inveja.

Anos atrás, fui convidado para uma festa de formatura, mas com a correria do cotidiano, esqueci de fazer a barba. Botei o terno e corri para não perder a hora. Minha mãe estava no evento e fuzilou:

- Meu filho, você não tem vergonha dessa barba?

- Não.

Festas de formatura são uma chatice. A diversão só começa depois de duas ou três horas de birita. Os familiares (leia-se papai, mamãe, vovô, titia solteira, titio lá de Rondônia) se cansam daquela burocracia cerimonial e vão embora. Sinal verde para os formandos se sentirem livres para fazer valer o investimento de meses e encher a lata. Aí sim, o baile engrena.

Como a festa não era minha, eu já estava em atividade etílica desde cedo. Queimei a largada e quando todo mundo começou a ficar animado, eu já estava com as turbinas ligadas há tempos.

No meio da pista de dança, eu vi uma das formandas dançando sozinha com uma taça de prosseco na mão. Mulheres vestidas para festas de gala são arrasadoras. Aliás, uma mulher bem vestida para qualquer tipo de ocasião é um deslumbre. Mas, psiu, não deixa que elas saibam disso, não.

Acompanhei todos os seus movimentos e quando, pelas minhas contas, ela virou a terceira taça de prosseco, eu parti para o ataque. Fui que nem um míssil teleguiado. A tática foi aproveitar o som alto e falar ao pé do ouvido da moça. Perdi o senso de direção e fui quase na jugular da criança.

- Qual é o seu nome? - sussurrei com os lábios coladinhos na orelha dela.

- Você não fez a barba? - imagina o meu susto. Ela nem respondeu e já lançou essa bomba.

- Não. Por quê?

- Ficou bonito.

Vitória, afinal!

Mickey Rourke ficou no chinelo.


***


QUAL A MORAL DA HISTÓRIA,
HE-MAN?

Amiguinho, quando o Reynaldo Gianechini esquece o prestobarba por alguns dias é cool. Se você ficar um dia sem fazer a barba, é sinal de sujeira ou preguiça. Então, meu caro, relaxa quanto à aceitação. Mas, lembre-se, seu público-alvo é que define se o visual náufrago vale a pena ou não. Se ela gostar de roçar sua pele de bebê nos seus pêlos faciais, seja feliz e aproveite. No entanto, se sua primeira-dama sente alergia à sua pseudo-barba, é bom você manter o rostinho lisinho. Não esqueça de escovar os dentes após as refeições. Até a próxima!

22 comentários:

Unknown disse...

A grande verdade é que fazer a barba é um pé no saco! E não adianta as mulheres dizerem que depilação é muito pior. Ainda assim, fazer a barba é um pé no saco.

Também não precisa deixar chegar no estilo hermanos.

Abs!

Biessa disse...

Vc topou??? ahhhhh indicação minha hein! hehehe Precisamos conversar! Me manda um email? biessa.alves@gmail.com

Bj!

Anônimo disse...

Concordo com o xará lá em cima! Eu já tentei apelar para o barbeador elétrico, mas depois de 1 ano e meio ele vai ficando cego, e comprar lâminas pro dito cujo sai o preço de um novo. O negócio é dar sorte de arranjar mulheres tipo essa da formatura ;)

Unknown disse...

Melhor pra mim foi o argumento Cláudia Ohana...
Mas que fazer barba é um porre é, que bom que minha senhorita gosta de barba por fazer num visual sujão...
Doug, preciso que você volte a ir a jogos, to tomando seu lugar de pé frio oficial e isso não é bom..
Abração

Anônimo disse...

haha =P
Eu tenho barb�o...s� tirava o bigode pq incomoda.
Mas cara, um sabado a noite fui dar uma aparada no bigode pq mulher na balada nao gosta n�...ai chega mamae e titia e dizem que "homem de barba e sem bigode � viado"!
Puta que pariu!
Ser� que era por isso que sempre dava mais trabalho pegar as menininhas? O.0

www.augustoyoh.wordpress.com

Surfista disse...

VULGO, barba do Fidel é exagero. Só nosso amigo comunista é partidário do modelo pirata na face.
BIBI, estamos juntos!
DUDU, como disse o He-Man, procure o seu público-alvo. Aliás, que barba é essa, meu irmão? Nem o Superman destruiria tantos barbeadores Tocando nesse assunto: como o Superman mantém a barba bem-feitinha se ele é indestrutível?
OSNI, o argumento Claudia Ohana foi terrorismo, mas ainda assim definitivo. Espero que as mulheres não o descubram. E que papo é esse de pé-frio? Agora entendo porque o Mengão tomou um saconde ontem. Você está proibido de voltar ao Maracanã!!!
GUTO, seja bem-vindo! Rapaz, lembre-se que a titia, a vovó, a madrinha e a mamãe não são referências. A gatinha que você está a fim e o Mickey Rourke em "Orquídea Selvagem" são!

Obrigado a todos!

Anônimo disse...

Nem é culpa da barba... No manual do aparelho falam que a vida útil das lâminas é de cerca de 2 anos.

Ah sim, momento nerd: o 'azulao' faz a barba com um espelho para focalizar a visão de calor na própria barba (eu tenho quase certeza de ter visto isso nos quadrinhos!)

Biessa disse...

Ah, só agora li o post. Eu concordo com a ex que pinica, principalmente quando o pêlo está crescendo. Mas tem homens que ficam absurdamente mais charmosos de barba. Eu até gosto do tipo. Outro dia minha prima disse que Freud deve explicar, porque meu papi sempre usou barba! hehehe Que medo. =)

Anônimo disse...

Meu amigo,
As veses isso pode ser um aliado, mas geralmente as mulheres sempre preferem uma pele bem lisinha. Mas isso não eh uma regra, e como tbm toda regra tem sua exceção.
bjinhos

Augusto Salla disse...

sim sim, é verdade! hehe

Augusto Salla disse...

haha sim, é verdade :P
mas sabe como é, pelo menos relevante a opinião da mamãe é :P
rs
bem, quanto a busca no meu blog..uma vez eu escrevi um post que tinha como título: "ninfetinhas transando com cavalos".
e aí surgem uns paraquedistas do google procurando coisas bizarras assim huHIEeu

Bob disse...

tenho a barba falha tb e sempre quis deixar tipo por fazer, mas não cola. então de vez em nunca passo duas semanas com cavanhaque. até pesquisei na net pra colher opiniões e varia muito. tem mulher q gosta, tem mulher q detesta. então adotei o critério de deixar do jeito que tenho vontade. to sempre mudando mesmo.

Anônimo disse...

Também ja deixei cavanhaque algumas vezes, até me convencer que fico parecido com o Sargento Garcia (do seriado antigo do Zorro). :|

Já barba até que não fica mal em mim, mas pinica tanto (especialmente quando suo, e como treino quase todos os dias, suo bastante quase todos os dias) que abortei de vez a idéia. Mas o fato de não ter que fazer barba sempre era ótimo!

Surfista disse...

Caramba, nunca tive tantos recados masculinos. O assunto "barba" realmente chamou a atenção. Se não fosse pela BIBI e pela BARBIE, isso aqui pareceria uma sala de aula de engenharia.

DUDU, eu lembro dessa história do Superman fazendo a barba com o espelho.
AUGUSTO (OU GUTO), ação e reação. Virou campo de pouso dos pervertidos! :)
BOB, verificações na internet ajudam, mas nada se compara à opinião das suas amigas e preendentes, rapaz. Faça uma pesquisa de campo e aposto que seus resultados serão muito mais interessantes.

Agora as mocinhas:

BIBI, édipo na sua vida?
BARBIE, você ficou em cima do muro. Nem carne, nem peixe.

Bob disse...

Sargento Garcia é foda :-D
Eu acho q fico bem de cavanhaque, mas fico péssimo se deixo a barba crescer. por causa das falhas, fico parecendo pagodeiro em fim de carreira. se ponho boné então...

Unknown disse...

Doug, só de sacanagem essa semana a patroa me pede pra deixar a barba e tirar só o bigode... Será que ela tem lido isso aqui?
Quanto ao lance do pé frio, é o sujo falando do mal lavado, além disso, já foi concordfado que a culpa não foi minha, não tenho culpa de ter nascido azarado, a culpa foi de um certo Pedro que me levou ao Maracanã, pra piorar resolvi que vou mais vezes pra ver se melhora a minha média, mas não vou torcer contra, então pode começar a rezar
Abraço

Unknown disse...

O Doug é muito pe frio! mas o osni é mais!

Impressionante, depois as pessoas criticam as minhas supertições.
Pra mim chega, o Osni não vai mais ao maracana!

Surfista disse...

Era só o que me faltava! O santo cafofo do Surfista Platinado virou uma pardieiro onde minha incorruptível imagem é difamada aos quatro ventos. Meu retrospecto com o Mengão está positivo há tempos. Foi-se o tempo da meia dupla. Passei o título ao honrado Osni, que tem feito por onde merecer a patente. E chega desse bafafá. Isso aqui é um blog de respeito!

Aquele abraço!

Unknown disse...

Com todo respeito ao seu blog (que de fato é de respeito) pé frio é o cacete!

Anônimo disse...

Tenho uma pergunta pro He-Man: Se o Pateta é um cachorro, por que o Pluto não fala?

Essa, nem o Marcelo Madureira e o Artur Dapieve, no GNT, decifraram.

O Noivo.

Anônimo disse...

putz.. eu acho q barba tinah q ser igual menstruação ideal: soh vem qdo a gnt precisa.

porra... eh um saco ter q aparar isso a cada tres dias!

pelo menos eu n tenho q preocupar com "pele de bebê" pra esfregar a minha... kkkk (putz... esse comment podia ser em outro blog, mas vá la...)

Drika disse...

eu a-m-o barba!